Nosso Blog

Eva Bacellar, ilustradora Maranhense

Eva Bacellar, ilustradora Maranhense
o ato de desenhar me acompanha desde muito tempo. sempre gostei de me expressar no papel com os símbolos que eu observava à medida que crescia e conhecia o mundo ao meu redor. durante a adolescência não risquei tanto, mas em 2013 comecei a desenhar com mais afinco e me dediquei a aprender a figura humana que sempre me despertou o olhar por ver no corpo e na face a revelação da palavra sentida, da comunicação sutil que tanto me atraia.
continuar lendo

O ato de desenhar me acompanha desde muito tempo. Sempre gostei de me expressar no papel com os símbolos que eu observava à medida que crescia e conhecia o mundo ao meu redor. Durante a adolescência não risquei tanto, mas em 2013 comecei a desenhar com mais afinco e me dediquei a aprender a figura humana que sempre me despertou o olhar por ver no corpo e na face a revelação da palavra sentida, da comunicação sutil que tanto me atraia. Em um dado momento, percebi que meu foco se direcionava para a figura da mulher, e ter estudado esse corpo, me ajudou a apreciar as diversas formas como ele se comporta e é um processo de aceitação dessa morada através do exercício do olhar.

Em seguida, veio a necessidade de desenvolver meu próprio estilo, foi quando a aquarela apareceu para mim. Antes eu usava materiais básicos como lápis de cor e grafite. Quando comecei a aquarelar, busquei outras artistas, como Agnes Cecile, minha primeira referência na aquarela, logo depois fui descobrindo outras, inclusive brasileiras e da minha idade, o que me deu um impulso na investigação desse traço que eu almejava desenvolver. Desde então fui construindo uma estética mais própria, com base nas referências que eu fui absorvendo. No começo, um pouco tímida, expressava traços mais suaves e preenchimentos mais simples. Hoje, com mais confiança, exploro mais as possibilidades da fluidez dessa tinta que carrega consigo a espontaneidade. Não saber como ela se manifestará é, para mim, sua melhor característica.

Outro aspecto que exerce forte influência sobre meu estilo, é minha relação com a natureza. Brinquei - e brinco muito até hoje - no mato e gosto de parar para observar as folhas e as flores, apreciar suas cores e formas. Essa vivência influência na maneira como construo meu trabalho. Todos esses elementos naturais preenchem o meu repertório, trazendo signos que uso para comunicar a minha ideia de que somos criaturas conectadas a natureza, seja em seu aspecto cíclico (psicológico, com nossos processos internos), seja como seres coexistentes, frutos de uma mesma origem.

Durante todos esses anos, mudei muito de estilo, testei diversas maneiras de fazer um traço e de como utilizar as cores. Para mim, a cor é muito importante e especial, pois ela vem de maneira intuitiva e vem para provocar, mexer com as emoções, carregando consigo impressões e mensagens que comunicam diretamente com nosso subconsciente. Por vezes, nem sabemos o que ela, teoricamente, quer dizer, mas desperta sempre algo dentro de nós. Esse diálogo acontece independente da nossa escolaridade ou classe social, o que acho muito democrático.






para conhecer mais o trabalho de Eva Bacellar, voa pro seu instagram que é pura inspiração
https://www.instagram.com/evabacellar

seja D E M O D Ê !

venha fazer parte de uma moda
que respeita seu corpo e a natureza,
direto do Nordeste do Brasil :)