Nosso Blog

DIA MUNDIAL DA VISIBILIDADE MENSTRUAL

DIA MUNDIAL DA VISIBILIDADE MENSTRUAL
CUIDA > menstruar é um ato sagrado! o sangue como tabu é uma pobre ideologia de opressão à nossa maior potência. o sangue é nosso poder, o fluido mais fértil que habita nosso centro de criação, responsável por gerar uma nova vida. quantas mulheres estão sangrando hoje? e como negar algo que corre em nós de forma tão orgânica e potente?
continuar lendo

Menstruar é um ato sagrado! E o sangue como tabu é uma pobre ideologia de opressão à nossa maior potência. O sangue é nosso poder, o fluido mais fértil que habita nosso centro de criação, responsável por gerar uma nova vida.

Quantas mulheres estão sangrando hoje? E como negar algo que corre em nós de forma tão orgânica e potente?



Somos erroneamente levadas a acreditar que precisamos esconder nossos aspectos naturais. A ciência buscou alternativas para controlar o nosso ciclo, violando nosso corpo com hormônios sintéticos que nos desconectam da feminilidade e nos distanciando do nosso próprio sangue.

A menstruação é um dos maiores portais de abertura espiritual em nosso ciclo e é bem aqui que afloramos nossa intuição. Eis a razão para a evidente sensibilidade tarjada como irritabilidade!

Nossa ação e missão enquanto mulher é transformar as frases questionadoras de nosso ciclo, de forma que nos leve a reconhecer o real valor e motivo da Mãe Natureza continuar a perpetuar nosso ciclo como parte da natureza feminina.

Vamos nos perguntar agora: “Qual é a vantagem que a experiência da menstruação e o comportamento cíclico nos traz?” “E para além da fertilidade, qual importância do ciclo menstrual?”

A cada ciclo menstrual - 28 a 32 dias em média, somos presenteadas com a oportunidade de fortificar, revitalizar e revigorar nossas energias mentais, emocionais e físicas.
No ciclo do sangramento estamos na percepção da Mente da Alma, onde experienciamos o repouso para estabelecer a unidade, conexão e sabedoria espiritual.

“Cada ciclo é uma viagem emocionante por variados níveis de percepção. Uma jornada incrível de cura pessoal e energia renovadora” – Miranda Gray

Como você vivencia seu ciclo? 

Estas são três opções legais e ecológicas pra vocês se inspirarem: 
1. a fraldinha que dá pra encontrar em qualquer farmácia,



2. o absorvente de pano que você mesma pode fazer
(próximo texto vou trazer marcas bem legais pra vocês)

3. o coletor mestrual, bastante conhecido já por quem quer ser mais ecológica



E como a natureza que nos habita, nosso corpo mulher merece estar vestido e abraçado de conforto na menstruação. A DEMODÊ oferece calcinhas que permitem a nossa ventilação e transpiração primordial durante este período. Se vista de CONFORTO, lhe presenteie com o que você merece.



Que cada mulher relembre e fortaleça a sua relação mais íntima com a natureza. Que cada mulher ganhe mais autonomia, respeito por seu ciclo, pelo e corpo e se liberte das opressões sutis do ideal de perfeição.

Com amor de quem sangra e por todas que não sangram,
Tayla Trindade.

*Escrita inspirada nos textos de Ellen Vieira, Pabla Pérez e Sajeeva Hurtado.

escalda pés: ritual de cuidado milenar

escalda pés: ritual de cuidado milenar
CUIDA > o escalda pés é uma técnica ancestral que ajuda a distribuir energia vital yang - localizada na cabeça, para os pés - extremidade fria, onde se localiza a energia yin. era utilizada pelos antigos para descansar, aliviar os pés depois de longas caminhadas e recuperar a saúde. bora experimentar?
continuar lendo

A terapia do aquecimento dos pés funciona como equilíbrio energético e relaxamento para o corpo físico, mental e emocional.

O Banho de Pés é uma técnica ancestral que auxilia a distribuir energia vital yang - localizada na cabeça, para os pés - extremidade fria onde se localiza a energia yin. Era utilizada pelos antigos para descansar, aliviar os pés depois de longas caminhadas e recuperar a saúde.


Quero compartilhar com vocês a importância desta terapia milenar e alguns cuidados que devem ser tomados. Vamos nessa?

O possui pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do nosso corpo e ele representa o mundo das posições - a nossa relação com o exterior. Ele é nosso ponto de apoio sobre o solo, onde todo nosso corpo repousa e confia quando se trata de mudanças de movimentos e por isso tem a simbologia da liberdade.

Cuidando dos pés, cuidamos da nossa base, nossas raízes e todo o nosso organismo. Damos amor e relaxamento para a área que nos sustenta.

E a água? Ela é um veículo de cura importantíssimo sendo a grande condutora de calor ou frio. Quando aplicada ao corpo, atinge o sistema nervoso e circulatório, produzindo o equilíbrio térmico ao organismo. É um dos elementos mais satisfatórios para regular a circulação de sangue.

Assim, o Escalda Pés causa reflexo imediato na parte física, e também no equilíbrio energético. O relaxamento dos pés traz bem-estar e trata dores em qualquer área do corpo.


O sal atua como purificador e neutralizador de energias, suas partículas positivas atraem os íons negativos ao passo que suas partículas negativas atraem os positivos, neutralizando assim o campo eletromagnético. Além de:

  • Desintoxicar o corpo e afastar os vírus;
  • Estimular a circulação natural para a melhoria da saúde;
  • Aliviar o pé do atleta, calos e calosidades;
  • Relaxar a tensão, dores musculares e nas articulações;
  • Aliviar artrite e reumatismo;
  • Aliviar a dor lombar crônica;
  • Restaurar o equilíbrio da umidade da pele;
  • Aliviar o cansaço e os pés doloridos.

Indico fazer a neutralização com o sal separadamente da energização com ervas. Você pode combinar o sal com óleos essenciais e aromatizar seu rito.

Então, vamos de receita com as forças da Natureza!

Para fazer um escalda pés, você irá precisar de:

  • Uma bacia com água aquecida entre 36ºC e 40ºC (três litros são o suficiente e a temperatura depende da sua sensibilidade);
  • Para o escalda-pés ser eficiente, o ideal é mergulhar os pés até a canela;
  • Infusão com pétalas de rosa, ervas medicinais secas ou frescas (clique aqui -  colocar o link da publicação do chá - para saber como preparar uma infusão);
  • Sal grosso;
  • Reservar um momento para você. Crie um ambiente com meia luz e boa música. Duração média de 10 a 20 minutos;
  • Se a sensação de cansaço for grande, coloque algumas bolinhas de gude dentro da bacia para massagear os pés durante a técnica.
Modo de preparo:
 
1º Passo: Neutralizar as energias:
  • Coloque os pés na água aquecida e, em seguida, acrescente o sal grosso que ativará a circulação. Mexa o sal com os pés até dissolver;

  • Fique em imersão por aproximadamente 10 minutos;

  • Depois retire da bacia a água com sal. 

  2º Passo: Energizar:
  • Prepare a infusão de ervas e depois despeje na bacia;
  • Coloque os pés na água aquecida, verifique a temperatura e acrescente de 04 a 06 gotas de óleo essencial;
  • Se necessário, vá adicionando água quente para manter a temperatura;
  • Aproveite e coloque uma música calma para que o relaxamento seja completo;

  • Fique em imersão por aproximadamente 10 minutos.  

Aqui vai uma receita de Escalda Pés para Estafa Mental

  • Óleo essencial de Hortelã Pimenta: é muito útil no combate da fadiga mental, melhorando os níveis de concentração;
  • Alecrim seco ou fresco: é estimulante mental, ativa a memória dispersando o cansaço da mente e estimulando a consciência;
  • Capim Limão seco ou fresco: é indicado para cansaço físico, mental e falta de concentração.
Você pode usar também somente óleos essenciais ou ervas, caso não tenha os ingredientes sugeridos para esta receita.

E quais cuidados devemos ter?

  • Verificar a temperatura da água: certifique-se que esta se encontra em uma temperatura agradável para evitar queimaduras. A imersão deve durar cerca de 10 a 25 minutos no máximo;
  • Óleos essenciais: use óleos de origem segura, puros e na dosagem correta. Não coloque na água muito quente, pois em altas temperaturas eles perdem suas propriedades terapêuticas;
  • Seque os pés: a umidade na pele pode desencadear patologias e infecções. Deixe uma toalha próximo e evite colocar os pés diretamente no chão. Uma boa dica é após o escalda pés utilizar meias para manter os pés quentinhos.

Combine momentos de relaxamento com aromas de sua preferência. Abuse das ervas medicinais e pétalas, verifique o que tem em seu armário, quintal e bairro. Você também pode fazer o escalda pés somente com a água morna e/ou sal.

O importante é proporcionar o autocuidado e atenção que você merece se dar! 


Com carinho e aromas de flores,
Tayla Trindade

BANHO DE ASSENTO e MEMÓRIA UTERINA

BANHO DE ASSENTO e MEMÓRIA UTERINA
CUIDA > as memórias celulares de nossas relações e ligação com o feminino são guardadas no útero e vagina. é este fator que conduz a nossa forma de amar, a relação com a mãe e nossas crenças; também é onde pulsa o inconsciente coletivo, o encontro sensível de toda mulher com outra mulher.
continuar lendo

As memórias celulares de nossas relações e ligação com o feminino são guardadas no útero e vagina. É este fator que conduz a nossa forma de amar, a relação com a mãe e nossas crenças; Também é onde pulsa o inconsciente coletivo, o encontro sensível de toda mulher com outra mulher.

Possuímos em nosso ventre um receptáculo de informações que herdamos de nossa ancestralidade. Nosso ser Mulher reconhece o outro, sentimos e acessamos juntas as memórias de abuso, repressão, reprogramamos o medo, passamos anos em desconexão com o prazer de nossa essência devido a imposição de padrões que se enraizaram em crenças limitadoras. E dessa forma contraímos diversas manifestações patológicas em nosso sistema reprodutor, oriundas da desconexão com o próprio corpo e natureza cíclica.

Estamos juntes na corrente do resgate da consciência do princípio feminino e reconhecimento de tudo aquilo que se manifesta em nosso corpo. Nessa teia que nos une é essencial partilhar conhecimento sobre dores e doenças ginecológicas.

A Ginecologia Natural é a reconexão com o fluxo da criação: a sabedoria feminina cultuada por nossas ancestrais. Traz de volta o conhecimento das mulheres sábias que acolhiam seu sangue como forma de autocuidado, respeito, autoconhecimento e cura.

E para uma saúde íntima equilibrada, vamos juntes aprender sobre a medicina do BANHO DE ASSENTO


A Natureza é a expressão do feminino, suas plantas possuem propriedades de cura excepcionais e fascinantes. Unindo ervas na água formulamos uma receita poderosa que proporciona harmonia as bactérias que habitam nossa flora vaginal.

O banho de assento é um ritual milenar eficaz no combate e prevenção do desequilíbrio da nossa Divina Vagina.

Sou apaixonada pela Camomila (Matricaria chamomilla) e sei que a maioria conhece a calmaria e docilidade dessa erva. Ela é calmante dos tecidos vaginais, anti-inflamatória, acalma as irritações por ser analgésica e auxilia na assepsia. Seu uso como prevenção diminui a incidência de cólicas menstruais e mau humor durante o período pré menstrual e a menstruação. Trata a candidíase e vaginose.

Pra candidíase recomenda-se o banho de assento frio e para alívio das cólicas menstruais, banho de assento morno.

Como preparo meu banho de assento?

1)      Identifique qual tratamento você quer proporcionar;

2)      Separe: 01 bacia grande, água morna ou fria, ervas secas ou frescas, busque um local silencioso onde você possa permanecer 25 minutos sem interrupção;

3)      Água em abundância, cubra até o umbigo se possível;

4)      Para cada 01 litro de água separe 02 colheres de sopa da erva;

5)      Faça primeiramente a infusão de ervas bem forte (para saber como fazer uma infusão clique aqui e dilua com a água da bacia;

6)      Esse é um momento mágico e sagrado, busque uma posição confortável, coloque uma música tranquilizante e relaxe, se sinta e se abra para o poder das ervas. Receba com gratidão a cura de memórias e dores femininas, teu Ser Mulher desperta!

Recomendações

  • O banho de assento pode ser quente ou frio e você pode combinar as mais diversas ervas de acordo com o tratamento. Faça como ritual de prevenção mensalmente;
  • Para casos de remediação de doenças o tratamento deve ser diário, 2 a 3 vezes por dia, durante um período de 7 a 14 dias ou enquanto persistirem os sintomas;

Candidíase: utilizar substâncias de pH alcalino;

Fungos: combinar um banho com meio básico;

Vaginose bacteriana: banho de assento com pH ácido.

  •  Evite roupas apertadas, invista em materiais leves e dê preferência a calcinhas de algodão orgânico. A DEMODÊ possui uma coleção maravilhosa de roupas e peças íntimas para auxiliar no seu autocuidado;
  • Lave a vulva apenas com água e deixe-a tomar banho de sol;
  • Higienize suas calcinhas apenas com sabonete neutro. A DEMODÊ te ensina como cuidar das suas peças pra sua saúde íntima e também pra durabilidade desse material natural e sutil;
  • O banho de assento é contraindicado para gestantes;

Crie momentos de autocuidado por amor a você.

Com carinho e aromas de flores,

Tayla Trindade


pra acompanhar o trabalho dessa deusa acesse instagram.com/taylatrindade.terapias
as fotos são da instagram.com/_danilopes

chá: cura para o corpo e alma

chá: cura para o corpo e alma
CUIDA > tomar um chá é um ato de cuidado. cada planta possui um poder especial que pode fortalecer o organismo, desintoxicar, dar ânimo e até mesmo relaxar. sabedoria ancestral usada por diversos povos e culturas, é também para muitos a memória afetiva dos cuidados de nossas anciãs: aquela lembrança do chazinho da vovó que cura qualquer enfermidade do corpo.
continuar lendo

O chá é um remédio natural de conhecimento e uso milenar, alquimia herbal que conecta corpo e alma com a natureza. Bebida de amor com propriedades terapêuticas e curativas, é uma medicina natural da Terra que possui consciência viva capaz de curar as emoções desequilibradas. Sua vibração elevada emana equilíbrio completo ao corpo, mente e espírito.

Tomar um chá é um ato de cuidado. Cada planta possui um poder especial que pode fortalecer o organismo, desintoxicar, dar ânimo e até mesmo relaxar.
Sabedoria ancestral usada por diversos povos e culturas, é também para muitos a memória afetiva dos cuidados de nossas anciãs: aquela lembrança do chazinho da vovó que cura qualquer enfermidade do corpo.

E que delícia recordar momentos de amor com uma xícara quentinha de chá. Como símbolo de resgate e respeito a nossas raízes, que tal iniciarmos nossa conexão herbal através da receita “Chá de Amor”?

Você vai precisar de canela em pau, melissa (erva-cidreira), jasmim e alfazema.

Essa infusão auxilia na aceitação cíclica da vida, ajuda nas perdas e nos conflitos. A Melissa carrega a energia da expansão de sentimentos amorosos, o deixar fluir harmoniosamente as emoções. A presença da Canela proporciona saúde ao coração e traz sucesso em todas as áreas. Já a jasmim, age como estimulante e traz positividade em relação à vida, unida a alfazema favorece estímulos sedativos ao organismo, diminuindo a ansiedade e exaustão nervosa. Ajuda a combater sintomas da depressão e alivia dores de cabeça.

Preparo Mágico

Adicione 01 xícara de água (aproximadamente 200ml), 01 pau de canela numa chaleira ou panela e deixe ferver por alguns minutos, até a água ficar mais escura e aromática. Desligue o fogo e adicione 01 colher de sopa das ervas secas misturadas (melissa, jasmim e alfazema) e deixe abafado por 08 a 10 minutos. Coe a infusão diretamente na sua xícara. Espere amornar e sua bebida estará pronta para ser desfrutada!

Experimente incorpora-la a uma meditação. Sinta sua combinação aromática. Faça um rezo de conexão com as ervas. Observe a magia acontecer e aprecie a energia sutil da floresta atuando em seu corpo físico e áurico.

Com amor,

Tayla Trindade



pra acompanhar o trabalho dessa deusa acesse
instagram.com/taylatrindade.terapias
as fotos são da instagram.com/_danilopes

seja D E M O D Ê !

venha fazer parte de uma moda
que respeita seu corpo e a natureza,
direto do Nordeste do Brasil :)