escalda pés: ritual de cuidado milenar
CUIDAA terapia do aquecimento dos pés funciona como equilíbrio energético e relaxamento para o corpo físico, mental e emocional.
O Banho de Pés é uma técnica ancestral que auxilia a distribuir energia vital yang - localizada na cabeça, para os pés - extremidade fria onde se localiza a energia yin. Era utilizada pelos antigos para descansar, aliviar os pés depois de longas caminhadas e recuperar a saúde.
Quero compartilhar com vocês a importância desta terapia milenar e alguns cuidados que devem ser tomados. Vamos nessa?
O pé possui pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do nosso corpo e ele representa o mundo das posições - a nossa relação com o exterior. Ele é nosso ponto de apoio sobre o solo, onde todo nosso corpo repousa e confia quando se trata de mudanças de movimentos e por isso tem a simbologia da liberdade.
Cuidando dos pés, cuidamos da nossa base, nossas raízes e todo o nosso organismo. Damos amor e relaxamento para a área que nos sustenta.
E a água? Ela é um veículo de cura importantíssimo sendo a grande condutora de calor ou frio. Quando aplicada ao corpo, atinge o sistema nervoso e circulatório, produzindo o equilíbrio térmico ao organismo. É um dos elementos mais satisfatórios para regular a circulação de sangue.
Assim, o Escalda Pés causa reflexo imediato na parte física, e também no equilíbrio energético. O relaxamento dos pés traz bem-estar e trata dores em qualquer área do corpo.
O sal atua como purificador e neutralizador de energias, suas partículas positivas atraem os íons negativos ao passo que suas partículas negativas atraem os positivos, neutralizando assim o campo eletromagnético. Além de:
- Desintoxicar o corpo e afastar os vírus;
- Estimular a circulação natural para a melhoria da saúde;
- Aliviar o pé do atleta, calos e calosidades;
- Relaxar a tensão, dores musculares e nas articulações;
- Aliviar artrite e reumatismo;
- Aliviar a dor lombar crônica;
- Restaurar o equilíbrio da umidade da pele;
- Aliviar o cansaço e os pés doloridos.
Indico fazer a neutralização com o sal separadamente da energização com ervas. Você pode combinar o sal com óleos essenciais e aromatizar seu rito.
Então, vamos de receita com as forças da Natureza!
Para fazer um escalda pés, você irá precisar de:
- Uma bacia com água aquecida entre 36ºC e 40ºC (três litros são o suficiente e a temperatura depende da sua sensibilidade);
- Para o escalda-pés ser eficiente, o ideal é mergulhar os pés até a canela;
- Infusão com pétalas de rosa, ervas medicinais secas ou frescas (clique aqui - colocar o link da publicação do chá - para saber como preparar uma infusão);
- Sal grosso;
- Reservar um momento para você. Crie um ambiente com meia luz e boa música. Duração média de 10 a 20 minutos;
- Se a sensação de cansaço for grande, coloque algumas bolinhas de gude dentro da bacia para massagear os pés durante a técnica.
-
Coloque os pés na água aquecida e, em seguida, acrescente o sal grosso que ativará a circulação. Mexa o sal com os pés até dissolver;
-
Fique em imersão por aproximadamente 10 minutos;
-
Depois retire da bacia a água com sal.
- Prepare a infusão de ervas e depois despeje na bacia;
- Coloque os pés na água aquecida, verifique a temperatura e acrescente de 04 a 06 gotas de óleo essencial;
- Se necessário, vá adicionando água quente para manter a temperatura;
-
Aproveite e coloque uma música calma para que o relaxamento seja completo;
-
Fique em imersão por aproximadamente 10 minutos.
Aqui vai uma receita de Escalda Pés para Estafa Mental
- Óleo essencial de Hortelã Pimenta: é muito útil no combate da fadiga mental, melhorando os níveis de concentração;
- Alecrim seco ou fresco: é estimulante mental, ativa a memória dispersando o cansaço da mente e estimulando a consciência;
- Capim Limão seco ou fresco: é indicado para cansaço físico, mental e falta de concentração.
E quais cuidados devemos ter?
- Verificar a temperatura da água: certifique-se que esta se encontra em uma temperatura agradável para evitar queimaduras. A imersão deve durar cerca de 10 a 25 minutos no máximo;
- Óleos essenciais: use óleos de origem segura, puros e na dosagem correta. Não coloque na água muito quente, pois em altas temperaturas eles perdem suas propriedades terapêuticas;
- Seque os pés: a umidade na pele pode desencadear patologias e infecções. Deixe uma toalha próximo e evite colocar os pés diretamente no chão. Uma boa dica é após o escalda pés utilizar meias para manter os pés quentinhos.
Combine momentos de relaxamento com aromas de sua preferência. Abuse das ervas medicinais e pétalas, verifique o que tem em seu armário, quintal e bairro. Você também pode fazer o escalda pés somente com a água morna e/ou sal.
O importante é proporcionar o autocuidado e atenção que você merece se dar!
Com carinho e aromas de flores,
Tayla Trindade