Blog

O poder da cura mora no nosso quintal

PLANTA

Demorei um tempo até conseguir resumir em poucas palavras a grandiosidade do reino vegetal. Estamos cercados de plantas, mesmo por aquelas que não acreditamos ter valor algum, elas estão por todos os lados, resistindo e com muito amor se doando para a manutenção da vida no Planeta.

As plantas são seres extremamente tecnológicos e eu não preciso de muito pra provar, afinal, qual outro ser vivo nesse planeta é capaz de transformar energia solar em energia química? Sim, elas são capazes e é através dessa capacidade que estamos vivos, a essa magia chamamos Fotossíntese, é através dela que possuímos oxigênio para manter nossas vidas. Estamos tão ligados a elas que o gás que expiramos (CO2) elas inspiram e sua expiração (O2) é nossa fonte de existência.



Além dessa capacidade incrível elas nos intrigam com seu crescimento entre duas realidades: o céu e o solo. As plantas são os únicos seres que crescem buscando as forças que elevam (o Sol) e também as forças que aterram (gravidade).

As plantas, além de seres inteligentes e sensíveis, são seres amorosos. Essa amorosidade se manifesta em sua capacidade de nutrir, curar e nos conectar com nossa própria essência. Em todo planeta existe uma diversidade gigante de espécies vegetais e todas elas estão à serviço da manutenção da vida e nelas podemos encontrar os meios de equilibrar nossa saúde.

> Vou falar aqui de algumas plantas muito abundantes em nossa região e que podemos cultivar e utilizar de formas muito simples para equilibrar nossa saúde:

> HIBISCO



Aqui no Maranhão o domingo combina com arroz de Cuxá, prato típico da nossa culinária que leva folhas de vinagreira. No Brasil inteiro seus cálices são conhecidos como "Chá de Hibisco". 

De cor vermelha intensa e linda, a infusão é refrescante e agradável, levemente sedativa e atenua febres, resfriados e problemas das vias aéreas inferiores! Ela também estimula o apetite e é digestiva, devido sua ação demulcente, acalmando o trato digestório! É riquíssima em vitamina C, tônica e age como redutora de colesterol no sangue. Também pode ser utilizada na cosmetologia devido a essa característica de antioxidante e tônica.

> CIDREIRA


Outra planta facilmente encontrada e também de fácil cultivo é a Erva Cidreira, Lippia alba Essa planta sempre esteve presente na minha vida: no quintal da minha avó, da minha mãe e agora no meu. Ela é muito utilizada para chá digestivo, devido sua ação carminativa, que estimula a peristalse do sistema digestório e relaxa o estômago, favorecendo a digestão e combatendo gases.

Mamãe e vovó sempre fizeram na hora do lanche da tarde, para ajudar no sono, pois ela também tem ação calmante, acompanhado de um bolo de fubá! HUMMM sinto saudades!! Essa ação sedativa acalma o sistema nervoso aliviando stress e ansiedade. Seu cheiro me acalma e acalenta! Há também indicações de usá-la para Mel aromático ou xarope, pois também age como expectorante!

> PITANGA


Agora, quem nunca viu por aí as Pitangueiras generosas que além de nativas do Brasil são super adaptadas ao nosso clima quente e úmido. Na fitoterapia, as folhas de pitanga são usadas para auxiliar em problemas como diarréia, bronquites, tosses, febres, ansiedade e tem alto poder antimicrobiano. E como citado no texto acima, popularmente suas folhas são utilizadas para curar febres e resfriados infantis. 

Na aromaterapia seu óleo essencial tem excelente ação em peles acneicas. Seu aroma é ótimo para reerguer pessoas fragilizadas, ajudando na auto-estima, auxiliando em atitudes abusivas. A pitanga fortalece o ponto energético umbilical (chakra umbilical), permitindo ao Ser conexão com sua Afrodite interna, nutrindo a energia da criatividade, entusiasmo e autoestima. A força feminina não é bruta, mas ela é capaz de transformar o mundo com o mais poderoso dos poderes: o amor.

Fico encantada com a generosidade desses seres que além de amorosos, são muito inteligentes e tudo aquilo que falta em nossos corpos elas podem nos oferecer.

por Carú Frota

seja D E M O D Ê !

venha fazer parte de uma moda
que respeita seu corpo e a natureza,
direto do Nordeste do Brasil :)